A tecnologia permite que o ser humano possa entrar em um
mundo sem fronteiras através do uso do computador, fazendo com que a vida do
homem seja mais cômoda, permitindo encontrar o que procura em poucos segundos.
Com o passar dos anos a tecnologia vem auxiliando a educação de forma bastante
significativa. Há pouco tempo à educação implantou um sistema de aprendizado
bem interativo, que vem dando certo. A EAD (Ensino a Distância) vem trazendo
novos conceitos de educação através de métodos pedagógicos que auxilia o aluno
e o professor. Com a EAD (Ensino a Distância) o docente utiliza a
tecnologia com mais frequência, seja para estudar ou transmitir conhecimentos
para o seu aluno. A educação vem utilizando este recurso para dar os discentes,
oportunidades de se estudar através de metodologias flexíveis.
O professor tem um grande desafio no ensino da biologia a distância. Pois
requer mais estudo da parte dos alunos e mais didática e interação virtual da
parte do instrutor ou tutor do discente. O ingresso da informática na educação
provocou necessidades de mudanças metodológicas do corpo docente, exigindo que
o professor ampliasse seus conhecimentos sobre determinado conteúdo de forma a
integrar o uso do computador como ferramenta auxiliar no desenvolvimento desse
conteúdo. Sendo assim a formação do deste profissional é de fundamental
importância na atual sociedade da informação e do conhecimento.
Mas a educação a distância torna-se bastante produtiva quando se cria
metodologias e recursos que ajudam o aluno a compreender a disciplina a distância.
Hoje com a EAD pode-se provar que a aula não acontece só quando todos estão
presentes em uma determinada sala de aula, porque essa nova modalidade de
ensino torna se uma aprendizagem autônoma, fazendo com que o próprio aluno
busque o conhecimento.
Um ponto que ainda merece atenção é o papel do professor de nesse processo. É
certo que a valorização, capacitação, e o querer ingressar nesse mundo digital
é fundamental, pois, desse “novo profissional da biologia”, exigem-se novas
habilidades, como, por exemplo, saber utilizar um computador adequadamente,
navegar na internet, postar mensagens e conteúdos, ter domínio dos ambientes
virtuais de aprendizagem, comunicar-se com seus alunos e claro, fazer um ensino
diferente na área de ciências biológicas.
No ensino da biologia o professor pode utilizar jogos interativos (como chats,
fóruns e tarefas virtuais) que mantem a interação com o aluno. Hoje vivemos em
um mundo de possibilidades. Já existem softwares que relacionam o conteúdo
pedagógico com algumas ferramentas de computador que podem ajudar no
conhecimento do discente. Um bom exemplo é o facebook, os professores utilizam
a própria rede social para transmitir seus conhecimentos para os
alunos. Barufi (1999) nas considerações finais de seu trabalho a autora
afirma que o computador é a “ferramenta extremamente útil para propiciar a
formulação de inúmeros questionamentos, reflexões e análises que fazem com que
a sala de aula se torne um ambiente onde relações podem ser estabelecidas,
possibilitando articulações diversas e, portanto, a construção do conhecimento”
(BARUFI, 1999, p. 176).
Portanto, fica claro que o professor que não estiver preparado para interagir
com as tecnologias terá dificuldade para planejar um conteúdo programático,
como também para ministrar suas aulas. Seria um grave erro desperdiçar recursos
públicos aparelhando e implementando nas escolas e universidades com tais
tecnologias sem preparar os professores e técnicos para recebê-las, utilizá-las
e prestar-lhes a devida manutenção. Aos professores, cabe a função de
tornar a sala de aula um espaço de reflexões, fazendo com que os alunos se
preparem e se situem em um espaço multifuncional apresentado pela tecnologia.
Um dos princípios desse modelo é a capacidade de escolher o seu horário e a autonomia
que ele adquire com essa nova adaptação.
Hoje pode-se afirmar que o ensino a distância é uma oportunidade, porque hoje
tem-se cursos conceituados e de grande qualidade ofertados por universidades
que se destacam no mercado de trabalho. Algumas características como a
flexibilidade de horários da EAD são bem vantajosas para o aluno. Sabendo
aproveitar essas ferramentas tecnológicas que esta nova modalidade de ensino
oferece, o aluno acaba aprendendo mais e no final se tornará um grande
profissional.
REFERÊNCIAS
ALAVA, Sérafin. Ciberespaço
e Formações Abertas – Rumo a Novas Práticas Educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.
SERRA, Glades Miquelina Debei. Contribuições das TIC no ensino e
aprendizagem de Ciências: tendências e desafios. 2009. 383f. Dissertação (Mestrado) –
Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2009.
CORREIOS DO ESTADO. A
educação e o conhecimento na era da tecnologia. Disponível em:
http://www.correiodoestado.com.br/opiniao/academica-e-professores-abordam-educacao-na-era-da-tecnologia/226683/>Acesso
em: 08 de Set. 2014
Revista ponto.com. O
Ensino de Biologia no século XXI. Disponível
em: <http://www.revistapontocom.org.br/entrevistas/o-ensino-de-biologia-no-seculo-xxi
> Acesso em 09 de Set. 2014
Adorei seu texto!! Sua explicação foi ótima!! ;)
ResponderExcluirexcelente post, vou aplicar no colegio objetivo zona norte SP, irá me ajudar muito mesmo!
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