quinta-feira, 12 de abril de 2018

Inclusão Bilíngue na Educação dos Surdos e a implantação da disciplina de Libras na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica


O desenvolvimento da educação no Brasil gera uma serie de reflexões a serem trabalhadas na sociedade, principalmente quando abordamos a formação educacional de pessoas portadoras de deficiência, em especial os surdos do país. O que se pode fazer para promover a inclusão de surdos na educação básica?
Um dos obstáculos é a inclusão dos surdos nas escolas regulares. É possível observar que as maiorias das instituições não estão preparadas para receber discentes surdos. As escolas deveriam ter profissionais capacitados no ensino de Libras, interpretes capazes de fazer a comunicação, além de recursos que facilitem a aprendizagem de todos os alunos.
Sabe-se que a surdez não deve ser motivo de desvantagem de aprendizado em relação aos demais alunos. Comprova-se que uma pessoa surda consegue desenvolver habilidades sensoriais, físicas, intelectuais e sociais conseguindo dessa forma seu espaço em qualquer setor da sociedade.
É necessária a universalização e a oferta de uma formação diferenciada. Uma alternativa é o ensino bilíngue que é o método que mais se aproxima do respeito ao sujeito surdo em sua identidade e cultura. É preciso oportunizar ao sujeito surdo a condição de se incluir na sociedade de forma efetiva e completa, reconhecendo suas diferenças e capacidades.
O bilinguismo promove aos surdos, à sua Língua materna, sendo de preferência a vivência e aprendizagem desta estimulada pelo contato com comunidade surda, na qual estará inserida quando maior. Dessa forma acredita-se que uma das soluções para incluir os alunos surdos nas escolas, sem que houvesse distinção entre os discentes ouvintes seria a implantação da disciplina de Libras na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas regulares. O ensino de português juntamente com o ensino de Libras, oferece mais oportunidades não só para os surdos, como também para os ouvintes.
Nesse sentido é dever do estado, das famílias e da comunidade escolar garantir uma educação de qualidade, com recursos essenciais a uma boa formação. Acredita-se que os desafios enfrentados na formação dos surdos giram em torno da oferta de uma educação diferenciada, através do ensino de Libras, linguagem de sinais que auxilia na compreensão e comunicação facilitando a aprendizagem. É de grande importância a formação e a valorização de profissionais que lidam com essa área.

REFERÊNCIAS:

KABASKI, Cristiane; MORAIS, Violeta Porto. O bilinguismo como proposta educacional para crianças surdas. 2009. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/artigos_edespecial/biliguinguismo.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2018.

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